segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Tecnologia Assistiva - Porque nem sempre o que parece é e às vezes o que é não parece...

     Nesta minha jornada pela vida a bordo desta espaçonave chamada Terra muitas vezes precisei ajustar coisas à minha realidade de deficiente sem me dar conta que isto era um tipo específico de desenvolvimento tecnológico. 
     Tecnologia (do grego τεχνη — "técnica, arte, ofício" e λογια — "estudo") é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e a aplicação deste conhecimento através de sua transformação no uso de ferramentas, processos e materiais criados e utilizados a partir de tal conhecimento. (fonte - wikipédia)
     Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover Vida Independente e Inclusão. (fonte - www.assistiva.com.br)
     Sendo proprietário de estúdio de gravação e lidando com diversos equipamentos, a maioria deles pesados comecei a colocar rodas em tudo. Pra quê carregar peso à toa, não é? O corpo agradece. Também me cansei de ficar pedindo a pessoas que me ajudassem com coisas que eu mesmo poderia resolver desde que fizesse algumas alterações. 
     Uma dessas alterações é uma ideia "genial" que tive para resolver o problema de mobilidade em torno da bateria (aquelas do tipo "porque não pensei nisso antes?"). Como devem saber, uma bateria precisa de um (ou mais) microfones para cada peça. Nos tambores usamos grampos (clamps) para  os microfones porém nos pratos e címbalos é preciso usar pedestais. Pedestais ocupam muito espaço e a bateria já tem as estantes dos pratos que não deixam por menos tornando o espaço um emaranhado de pernas e fios. Um verdadeiro perigo para quem usa bengalas como eu. 
     Mas isso pode ser melhorado!! Como? Muito simples. Pegamos os pedestais de microfones e viramos de cabeça para baixo prendendo no teto, assim deixamos  o chão livre de pernas. Há, há, há. Pegadinha... Não, é sério!! Vamos as fotos então...



     Olha aí...Espaço mais que suficiente para trafegar em torno dela. 
     A modificação é simples. Desmontei os pés dos pedestais deixando apenas a base de apoio destes. Furei o teto (que no meu caso é de madeira, se for de concreto terá que fazer embuchamento) e parafusei a base nele mantendo todas as regulagens dos pedestais. Assim posso posicioná-los em qualquer direção e não atrapalharão a minha mobilidade. Ainda melhorarei a estética dos cabos mas por enquanto é isso. Novidades serão postadas em breve.



     Os címbalos também ganharam uma adaptação que eu fiz usando um grampo para pratos eliminando mais um pedestal. No total foram eliminados 3, ou seja : 9 pernas a menos para atrapalhar. Mas este eu mostrarei em detalhes em outra postagem. Até lá.

     Aqui vos fala um cidadão renascentista que compartilha tudo o que sabe.

     Gratidão eterna.

     Cordialmente

     Oldair Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário