sábado, 31 de dezembro de 2016

Tecnologia Assistiva - Interface de Controle Para Processador de Efeitos

     Introdução
     Olá. Este projeto é destinado a guitarristas que, como eu são deficientes físicos ou por algum motivo perderam o movimentos das pernas (como o caso de Herbert Viana) e surgiu da necessidade de aproximar os controles do processador de efeitos (de agora em diante chamado de pedaleira) para diminuir o tempo entre as transições de patches bem como tornar possível as funções endereçadas ao pedal de expressão. Como sabemos, pedaleiras são feitas para serem operadas com os pés (daí o nome) e não adaptadas para pessoas como nós. 
     Até agora. 
     A pedaleira ficava sobre um banco ao meu lado onde eu acionava os controles com a mão direita. Depois das alterações os controles ficaram debaixo dos dedos.
     O primeiro modelo foi intalado em uma guitarra Stratocaster conectando-se em uma pedaleira Zoom G2. O segundo modelo (definitivo) em uma guitarra Zimmer-Collen Pacífica conectada a  uma pedaleira G3. Qualquer guitarra pode ser usada bastando fazer algumas alterações bem como qualquer pedaleira que possua os interruptores patches para frente e para trás e entrada de pedal de expressão.
     Nota: O objetivo deste blog é incentivar a produção e desenvolvimento de tecnologias que possam ser construídas pelos leitores então os projetos devem ser acessíveis e os materiais usados fáceis de se encontrar.

     Descrição
     A interface nada mais é do que a transferência das funções das 3 chaves de acionamento e o pedal de expressão para a guitarra através de um cabo com várias vias. O projeto é de nível básico e qualquer pessoa que consiga manusear uma furadeira e um ferro de solda conseguirá fazê-lo. Todo o circuito é montado em paralelo portanto a pedaleira não perde nenhuma de suas funções podendo ser usada normalmente mesmo com o cabo ligado.

     Componentes
     São usado neste projeto, além da guitarra e pedaleira os seguintes componentes: Cabo manga de 8 vias, conectores Mike de 8 vias, capacitores de 22nf/50v e interruptores push button normalmente abertos. Todo o material pode ser comprado em lojas de produtos eletrônicos físicas ou virtuais. Costumo comprar nesta loja: http://www.soldafria.com.br/.

Guitarra, pedaleira e cabo
 
Conector Mike e interruptores

     Montando o circuito   
     Notem no detalhe da guitarra, abaixo dos captadores as três chaves em sequência. A guitarra usada já foi construída para este fim portanto os furos para as chaves já foram feitos na sua origem. As chaves são presas ao escudo, o mesmo que comporta os captadores.

Escudo e chaves

     Notem também os capacitores de 22nf/50v em paralelo com as chaves (para os leigos, cada perna do capacitor em um terminal da chave). Isto é para prevenir "pops e clicks" que são gerados pela comutação dos interruptores especialmente neste caso em que o sinal de áudio viaja pelo mesmo cabo (Explicarei melhor à frente). Os três terminais do lado baixo da chave (lado de cima na foto) serão interligados e irão para linha negativa de todo sistema, o aterramento geral.

Cavidades para as chaves com as esperas (fios)
     Neste momento é bom dar conhecimento do diagrama esquemático do projeto. Facilita muito o entendimento geral.

Diagrama Esquemático

     Em seguida as esperas são ligadas às chaves.


     Monta-se o escudo com os captadores e vamos para a cavidade onde ficam os outros controles. Observem que usei fios coloridos para facilitar as ligações e evitar confusões. Se quiser comprar fios com as mesmas cores do cabo manga facilita ainda mais. O diagrama mostra as cores que usei no projeto.


     Parece confuso mas não é tanto. Observando atentamente se nota que está bem organizado com os chicotes e cores. Um detalhe importante é soldar um fio conectando a carcaça do conector mike ao aterramento geral do circuito, isso diminui a incidência de ruídos. 
     A respeito da saída de áudio do circuito, a primeira adaptação que fiz foi em uma guitarra stratocaster passiva, havia um cabo P10 para o sinal de áudio e outro para a interface. Apesar de não ser um incômodo, o sistema seria mais prático com um cabo só. Entretanto em um sistema passivo a impedância dos captadores tornam o sistema muito suscetível a geração de ruídos. A solução veio com um trio de captadores ativos. Para usá-los basta acrescentar uma bateria e um jack P10 estereo. A ligação correta do jack está no diagrama. Apesar do sistema ser conectado pelo cabo manga a saída P10 é necessária tanto para ligar a bateria como para manter o instrumento utilizável mesmo sem a conexão com a interface. Um plugue deve ser mantido ligado na entrada P10 para ligar a bateria. Feitas todas as ligações vamos partir para a pedaleira.

Conexões interface e saída normal podem ser usadas independentemente


     A pedaleira
     Uso a pedaleira Zoom G3 e como já expliquei, qualquer outra poderá ser usada desde que tenha as chaves para troca de patches (geralmente todas tem) e a entrada para pedal de controle (expressão).

Estes 3 botões terão suas funções reproduzidas nas chaves da guitarra

entradas P10  - 1 - áudio e 4 - controle

Conector Mike já instalado

     Desmonta-se com muito cuidado toda a pedaleira deixando somente a carcaça. Faz-se um furo na lateral ou onde preferir observando se o local acomoda o conector mike com sobra de espaço para as fiações. Provavelvente precisará de uma lima redonda para enlarguecer o furo. Depois de encaixado o conector, monta-se novamente a pedaleira deixando as placas soltas e parte-se para a soldagem dos fios seguindo o diagrama a seguir. 

      
     Na pedaleira todas as ligações serão em paralelo então não será necessário desligar nada. A soldagens das conexões das chaves devem ter os capacitores soldados primeiro. Depois soldam-se os fios. Vejam na foto.
Detalhe dos capacitores soldados na placa em paralelo com as chaves
     Feito isso, proceder com as soldagens dos jacks de áudio e controle. Estes ficam embaixo da placa principal. Muito cuidado nesta hora para não criar bolhas de solda e curto-circuitos na placa. Se possível conferir todas as conexões com um multímetro.


Detalhe das soldagens das entradas de áudio e controle
     Use um cabo blindado para a conexão de entrada de áudio para evitar ruídos.


 
     Depois de tudo pronto é só fechar. A montagem do cabo é muito simples. Basta seguir a numeração dos pinos no próprio conector obedecendo as cores do cabo manga. O cabo tem uma malha que deve ser ligada no pino de aterramento do conector, no meu caso eu usei o pino central. Todas as soldagens feitas no conector devem ser rápidas pois os pinos são afixados em uma base de plástico que quando aquecida em excesso se solta. Se não tiver experiência razoável com soldagens peça para um profissional fazê-las. Mas como o objetivo é que o projeto obedeça ao critério "faça você mesmo", treine um pouco antes de fazer as soldagens e com certeza conseguirá. Lembre-se: Disciplina e treinamento conduzem aos melhores resultados. Nunca subestime a si mesmo.
     
Cabo de conexão
      Novamente, se possível confira todas as ligações com um multímetro para prevenir soldas quebradas ou curto-circuitos. Monte tudo que faltou e teste. O sistema deverá funcionar com perfeição. O meu está funcionando a mais de ano e pode ser apreciado nas várias apresentações que faço com meus projetos DNP e Easy Hits. Quaisquer dúvidas me coloco à inteira disposição para respondê-las.

     Na próxima postagem disponibilizarei vídeos demontrativos de como usar o sistema de forma criativa. Até lá desejo a todos que tenham um bom ano novo e que seja um ano de grandes realizações.

     Oldair Vieira - Cidadão Renascentista

     Compartilhar Sempre - Gratidão Eterna

     Adendum - Ao invés de outra postagem preferi editar esta e inserir o vìdeo. Apreciem.



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