quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Tecnologia Assistiva - Um pequeno manifesto

     Ceilândia, 29 de Dezembro de 2016

     Olá.

     Meu nome é Oldair Vieira. Sou brasileiro, moro em Ceilândia, cidade satélite de Brasília - DF. Nasci em 1972 e neste mesmo ano me tornei deficiente físico após contrair o vírus da Poliomielite. Também neste ano iniciei meu tratamento no Hospital Sarah Kubitchek (Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação) http://www.sarah.br/ onde depois de algumas cirurgias e sessões de fisioterapia pude finalmente aos 6 ou 7 anos de idade andar com minhas próprias pernas através do suporte de órteses e bengalas. Desde então tenho feito acompanhamento com estes profissionais excepcionais e certamente me faltam palavras para agradecer de forma justa o que essas pessoas maravilhosas tem feito pela minha reabilitação e a de  muitos outros iguais a mim. 
     Um relato mais apropriado será motivo de outra postagem neste blog. No momento vou me ater ao objeto desta.
     Depois de uma experiência extraordinária que meu amigo Zé Carlos (obrigado, meu irmão!) classificou como transcendental, tive um "insight" de que deveria levar o conhecimento que adquiri ao longo da vida a outras pessoas que necessitassem. 
     Permitam-me explicar melhor: Sou músico, técnico em eletrônica e luthier (entre outras coisas), os equipamentos que uso são adaptados à minha necessidade. Descobri que sem me dar conta sou um desenvolvedor de Tecnologia Assistiva (termo este que até pouco tempo nem sequer sabia que existia) na área de música podendo ser um colaborador inclusive para outras áreas. 
     Conceito: No Brasil, o Comitê de Ajudas Técnicas - CAT, instituído pela PORTARIA N° 142, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2006 propõe o seguinte conceito para a tecnologia assistiva: "Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social" (ATA VII - Comitê de Ajudas Técnicas (CAT) - Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CORDE) - Secretaria Especial dos Direitos Humanos - Presidência da República). Mais informações neste site  http://www.assistiva.com.br/tassistiva.html.
     Em conclusão, o que atende às minhas necessidades poderá atender às necessidades de outrem em igual situação. Qual outro caminho óbvio senão compartilhar a informação que poderá levar a mudança às vidas de outras pessoas?  
     Eis-me então em um momento de inspiração, quando um sem número de ideias me ocorrem como a explosão do big-bang, em projetos que tornariam possível a pessoas com deficiência nos mais diferentes graus terem acesso a produção de uma das mais sublimes formas de expressão artística - a música.
     Sendo assim esta é a contribuição que eu posso e quero dar para tornar a sociedade mais inclusiva diminuindo as barreiras e unindo as pessoas através de uma linguagem universal que não se submeta a preconceitos. Todo pessoa merece viver sua vida com plenitude, sendo tudo que pode ser independente de sua limitação física, viver por inteiro e não pela metade.
     Neste momento inicial isto pode parecer apenas um bocado de palavras  representando um conjunto de ideias em um blog desconhecido. Entretanto, as ações já estão em curso e a próxima postagem será a construção da interface que eu uso para acionar funções de um processador de efeitos de forma remota através dos controles de uma guitarra. Um recurso que me dá completa independência uma vez que não posso acioná-las com os pés.
     Outros debates virão com o tempo mas para não me alongar muito fico por aqui com este pequeno manifesto e introdução aos trabalhos que virão. Desde que voltei aquele lugar mágico onde se recuperam não só movimentos mas pessoas, auto estima e tantos outros valores me sinto recarregado de energias para encarar os maiores desafios. 
     À seu tempo, agradecerei abertamente às pessoas que tornaram isso possível. Um sonho está tomando forma.

     Aqui, um cidadão renascentista eternamente grato por tudo que tem vivido. 


Eu, fazendo graça com tutores longos e bengalas.

3 comentários:

  1. Excelente!! Já na torcida pelos projetos que você vai criar. Tenho certeza que serão úteis e quiç[a revolucionários, meu caro!
    Tá de parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Vc é um vencedor vou está sempre na torcida por vc meu amigo.que Deus abençoe vc separe

    ResponderExcluir
  3. Você sabe que sou seu fã e gostaria de lembrar um detalhe sobre esta tecnologia: você precisa sempre se lembrar de registrar patentes dos seus produtos, pois, mesmo que você não queira ganhar dinheiro com isto (e não vejo nenhum problema se quiser), vai evitar que outros se aproveitem das suas ideias com este fim.
    Abraços e força sempre!

    ResponderExcluir