domingo, 1 de março de 2015

Simulador de Leslie

    Um dos projetos mais ambiciosos que já idealizei sem dúvidas é o simulador de Leslie (tem um outro mas só vou falar daqui a um tempo). Para quem não está familiarizado com o tema, a famigerada caixa Leslie é um conjunto de alto falante e corneta que giram produzindo um efeito tipo chorus e tremolo juntos mas com um som mais espacial. O efeito é mecânico e por isso mesmo é impressionante. O simulador é eletrônico mas imita muito bem o efeito produzido sendo hoje largamente usado em órgãos portáteis com ótimo resultado.
    A proposta aqui é criar um circuito novo baseado na tecnologia que existe no momento à disposição no mercado, pode-se notar claramente que não se trata de um projeto fácil cujo objetivo não posso garantir que alcançarei entretanto acho extremamente positivo a forma desafiadora que está sendo conduzida. Cada etapa será desenvolvida, testada e analisada a parte e depois inserida no contexto geral.
    Aqui cabe uma observação necessária. A maioria dos componentes desenvolvidos hoje vem com um datasheet de fábrica que muitas vezes fornecem circuitos básicos utilizando o componente em questão, estes circuitos são usados como referência pelos projetistas para criar seus equipamentos. Daí a similaridade entre vários projetos. Neste esquema serão usados unidades de retardo, osciladores de baixa frequência, circuito de overdrive, filtros e divisores de fase. Todos estes podem ser encontrados aos montes por aí, basta escolher alguns ou consultar os datasheets e fazer as devidas adaptações.




    Deixarei a princípio o diagrama de blocos para que possam entender em linhas gerais como funciona o simulador. No próximo capítulo explicarei detalhadamente cada bloco. Por hoje é só e fiquem com um exemplo clássico de uso de caixas Leslie.

https://www.youtube.com/watch?v=iqaa9qwpmSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário